A FORÇA DA CIDADANIA:   POR FARO, ALGARVE E PORTUGAL

Razões do Projeto

O QUE É A ALIANÇA CÍVICA – CFC/SF?

Uma nova força da Cidadania Independente: sem ligações partidárias, independente e sem discriminações ideológicas ou de qualquer outra natureza. Resulta da união, entre: o Movimento Autárquico Independente CFC, associações e dirigentes associativos; e aberta a todos os cidadãos da sociedade civil.

PORQUE FOI CRIADA?

A Aliança Cívica “nasceu” em 14 de maio de 2012, perante um Concelho de Faro que bateu no fundo, um Algarve em declínio e à deriva e um país vítima do centralismo de Lisboa e do mau partidarismo nacional, regional e local.

A situação é dramática. A população ativa do Algarve é de cerca 200.000 indivíduos. Fala-se numa taxa de desemprego de 20%, mas o real deverá oscilar entre 35% e 40%, cerca de 60.000 (por conta de outrem e conta própria). Nos jovens até 35 anos, rondará os 20.000.

Nos trabalhadores por conta de outrem, a percentagem atingirá os 35 a 40%. É uma “chaga aberta”, sem contar com os milhares que já emigraram. No Algarve, em cada três um é precário!

Em Faro, o desemprego atinge cerca de 5.000 pessoas. Uma parte trabalhava noutros Concelhos.

Foi neste terrível quadro que se justificou e exige um dar de mãos geral, amigável e amigo por um “Novo Rumo” e novos caminhos.