- PORTO DE FARO: ACEITAÇÃO DA REIVINDICAÇÃO DOS INDEPENDENTES PARA CRUZEIROS É BOA, MAS FALTA GARANTIR URGÊNCIA E QUE HÁ VERBAS

- PORTO DE RECREIO TEM QUE FICAR PRÓXIMO, EM VEZ DE " ENCURRALADO" A SUL DA DOCA

1.Publicamente e por outras vias, desde sempre os independentes da Aliança Cívica " Salvar Faro" têm reivindicado maiores investimentos no porto de Faro, para melhor operacionalização do movimento comercial, mas também para passar a integrar-se em escalas de cruzeiros turísticos.

Em particular esta componente turística é fundamental para a afirmação e promoção deste setor chave da economia do Concelho.

Infelizmente, a situação tem sido muito negativa, por um lado, porque são quase insignificantes no âmbito dos chamados investimentos estratégicos no período dos apoios comunitários 20147/2020. Por outro, porque a vertente turística tem estado excluída.

Os  autarcas independentes têm acompanhado a situação e segundo apuraram, a administração portuária dos portos no Algarve passou a considerar importante os cruzeiros turísticos e a náutica de recreio no porto de Faro, o que é motivo de congratulação para a Aliança Cívica, pois vem de encontro ao que sempre se reivindicou.

É um passo importante, mas perante as profundas obras que são necessárias no porto e zonas envolventes, falta saber com que verbas isso será executado, para que tudo não fique condenado ao adiamento. Por isso, a Administração portuária deverá tornar público tão breve quanto possível, uma informação detalhada quanto a verbas, conjunto de obras a realizar e sua calendarização e enquadramento das operações de cruzeiros.

2.As referidas empresas da náutica de recreio a instalar são importantes, constituindo tal facto mais uma demonstração de que, como ficou claro no estudo feito por " Salvar Faro ", o porto de recreio deverá ser construído relativamente perto do porto existente para aproveitar infraestruturas e sinergias, com menores custos e melhores condições do que se ficar " encurralado" a sul da Doca como a Docapesca pretende.

20.4.2015

Comissão Executiva da Aliança Cívica " Salvar Faro, Com Coração"